Estamos muito felizes por poder imprimir este que é o primeiro livro em língua portuguesa de Sua Divina Graça Śrīla Bhakti Bibudha Bodhayan Gosvāmī Mahārāja, que é discípulo de Sua Divina Graça Śrīla Bhakti Pramode Puri Gosvāmī Mahārāja, que por sua vez é discípulo de nitya līlā pravista oṁ viṣṇu pāda paramahaṁsa Śrīla Prabhupāda Bhaktissiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura.
Gurudeva, Śrīla Bhakti Bibudha Bodhayan Gosvāmī Mahārāja, atualmente é um guru de projeção mundial, pois viaja por todos os continentes, seguindo a instrução que seu Gurudeva lhe deu. Ele entrega a todos a consciência de Kṛṣṇa com muita pureza, pois é a personificação de todas as qualidades vaiṣṇavas: humildade, tolerância, rendição, compaixão, equanimidade, constância, etc. Portanto, somos muito afortunados por ter diante de nós uma obra tão rica em realizações espirituais.
O conhecimento védico necessita de um pramāṇa evidência), e os śāstras (escrituras reveladas) são o nosso pramāṇa original. Entretanto, Śrīla Jīva Gosvāmī explica que o melhor pramāṇa é a percepção que um sādhaka (praticante) tem a partir de sua própria realização espiritual. Por exemplo, quando Kṛṣṇa fala, na Gītā (9.2):
rāja-vidyā rāja-guhyaṁ pavitram idam uttamampratyakṣhāvagamaṁ dharmyaṁ su-sukhaṁ kartum avyayam
Pratyakṣhāvagamaṁ significa que o conhecimento espiritual precisa ser experimentado. A esse respeito, gostaríamos de relatar um incidente. O Śrīmad-Bhāgavatam é a principal evidência (pramāṇa)para o Gauḍīya Vaiṣṇavismo, ele é a essência de tudo o que nós devemos aprender em termos de cultura védica. Por isso Caitanya Mahāprabhu não fez nenhum comentário do Vedānta-sūtra, mas ele
aceitou o Śrīmad-Bhāgavatam como o comentário emblemático do Vedānta-sūtra, assim como os Gosvāmīs de Vṛndāvana.
Em um momento posterior, surgiu a necessidade da composição de um comentário Gauḍīya Vaiṣṇava do Vedānta-sūtra, devido a uma certa desconfiança que os brāhmaṇas seguidores da Rāmānuja sampradāya transmitiram para o rei de Jaipur. O rei de Jaipur era devoto de Mahāprabhu, mas estava confundido com as críticas dos devotos da Rāmānuja sampradāya, então chamou Śrīla Viṣvanātha Cakravartī Ṭhākura para defender a autenticidade do Gauḍīya Vaiṣṇavismo. Como Śrīla Viṣvanātha Cakravartī Ṭhākura estava muito idoso, ele mandou Śrīla Baladeva Vidyābhūṣaṇa, que então compôs o comentário do Vedānta-sūtra chamado Govinda-bhasya, pacificando o rei e os
críticos, deixando como legado esse nosso pramāṇa. Isso comprova que toda nossa evidência escritural vem através de uma sucessão discipular, ou seja, pela realização dos nossos ācāryas.
Neste livro, Gurudeva coloca todos os seus sentimentos e realizações para mostrar que Śrīla Prabhupāda Bhaktissidhānta e seus associados tiveram importância fundamental no nosso parivāra (família espiritual). Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta veio estabelecer aquilo que Śrīla sac-cid-ānanda Bhaktivinoda Ṭhākura idealizou. Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura quis estabelecer o daiva-vaṛṇāśrama (ordem sócio-religiosa divina) que se baseia em guṇa e karma (qualidades e atividades), diferente do vaṛṇāśrama vigente na época, que priorizava pelo nascimento. Então, um brāhmaṇa seria assim considerado por suas atividades e qualidades, e nāo simplesmente por ter nascido em uma família de brāhmaṇas.
Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura é considerado o 7º Gosvāmī, pois além de ter escrito mais de 100 livros, ele descobriu locais sagrados, entre os quais se destaca o Yogapīṭha, o local de nascimento de Caitanya Mahāprabhu, em Śrīdhāma Māyāpur. Na sua época, o vaiṣṇavismo
passava por um momento sombrio, estava muito encoberto.
Depois do desaparecimento de Baladeva Vidyabhūṣaṇa, o vaiṣṇavismo entrou em um ostracismo muito grande, e Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura veio para resgatá-lo, dando-lhe uma concepção moderna.
Nesse momento, haviam muitos gurus dando iniciações, mas
não havia um tattva-siddhānta a respeito do Gauḍīya Vaiṣṇavisno. As pessoas eram mais influenciadas por uma laukika-śraddhā – uma fé cultural – e cantavam os nomes de Kali, Durgā, Gaṇeśa, e também o nome de Kṛṣṇa. Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura deu muita ênfase em estabelecer o nosso tattva-siddhānta, e sua contribuição nesse sentido
foi muito importante. Ele orou para que Kṛṣṇa enviasse alguém para ajudá-lo a propagar o Gauḍīya Vaiṣṇavismo, então Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta apareceu como seu filho.
Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta é um associado eterno de Śrī Caitanya Mahāprabhu, que veio ajudar a entregar o amor divino por Śrī Śrī Rādha-Kṛṣṇa a toda humanidade, o que fez com maestria por meio da fundação da Gauḍīya Maṭha e de seu próprio comportamento exemplar. Sua absorção em bhājana e suas austeridades foram incríveis e inigualáveis. Antes de pregar, ele cumpriu seu voto de
cantar um bilhão de nomes do Senhor. Cantar um bilhão de nomes significa cantar 192 voltas do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa todos os dias, durante nove ou dez anos. Ele observou cāturmāsya comendo somente um pouco de arroz uma vez ao dia, e além disso ele pregava, escrevia e administrava o Yogapīṭha, em Māyāpur.
Em 1914 e 1915, ambos seus mestres, Śrīla Bhaktivinoda
Ṭhakur e Gaura Kiśora dāsa Bābājī Mahārāja desapareceram deste mundo material. Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta ficou muito consternado e sentiu que não tinha abrigo, fosse para si ou para os outros. Ele decidiu que passaria o resto da vida realizando bhājana solitário. Nós percebemos que ele manifestava a humildade extrema de um vaiṣṇava:
tṛṇād api su-nīcena taror iva sahiṣṇunāamāninā māna-dena kīrtanīyaḥ sadā hariḥ
O pratiṣṭha de um vaiṣṇava significa ser mais humilde que a grama, mais tolerante que uma árvore, respeitar a todos sem esperar respeito para si, e sempre cantar os santos nomes com esses sentimentos. Esse era o humor de Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta.
Até que num certo dia ele teve uma visão divina na qual todos os seus mestres predecessores, incluindo Bhaktivinoda Ṭhākura, Gaura Kiśora dāsa Bābājī Mahārāja, os Seis Gosvāmīs e o Pañca-tattva apareceram diante dele e disseram: “Você deve propagar a missão de Mahāprabhu”. Śrīla Prabhupāda pensou: “Como eu vou fazer isso? Eu sou muito incapaz”. Na realidade, ele era muito capacitado, era conhecido como uma enciclopédia viva. Entretanto, ele também pedia ajuda. Essa é uma característica do vaiṣṇava, ele sempre pede ajuda.
Então a ajuda começou a chegar. Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhanta era como um grande Sol, e seus discípulos eram como seus raios que iluminaram todo o Gauḍīya Vaiṣṇavismo, trazendo essa concepção tão profunda da nossa sampradāya para toda a humanidade. ‘A Missão’ nos apresenta os grandes vaiṣṇavas que apareceram para ajudar na missão de Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta, como Śrīla Bhakti Pramode Puri Gosvāmī Mahārāja, Śrīla Bhakti Rakṣaka Śrīdhara Gosvāmī Mahārāja, Śrīla Bhakti Vijñāna Keśava Mahārāja, Śrīla Bhakti Dayita Mādhava Gosvāmī Mahārāja, Śrīla Bhakti Gaurava Vaikhānasa Mahārāja, Ananta Vāsudeva Prabhu, Śrīla Bhakti Vilāsa Tīrtha Gosvāmī Mahārāja, Śrīla Bhakti Hṛdaya Bon Mahārāja, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Mahārāja e muitos outros. Todos eles são nitya-siddhas (almas puras), seres humanos muito especiais, enviados pelo próprio Senhor Kṛṣṇa para propagar a meta última da vida – o amor puro por Deus.
Estamos diante de algo muito vivo, porque existe a literatura bhāgavata e o devoto bhāgavata. Enquanto a literatura é estática, Gurudeva é vivo, dinâmico, e assim pode nos transmitir muito mais sentimento. Śrīla Bhakti Bibudha Bodhayan Gosvāmī Mahārāja teve a grande fortuna de conhecer muitos dos associados de Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta. Seu avô, Madana-Mohana Prabhu, foi
discípulo de Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta e colocou Gurudeva em contato com muitos de seus próprios irmãos espirituais. Ele era um devoto puro e recebeu muitas vezes os discípulos de Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta em sua casa. Gurudeva conta que, em sua juventude, saía de bicicleta avisando que haveria hari-kathā na casa de seu avô, um chefe de família que usava tudo para a consciência de Kṛṣṇa. Todos os seus filhos se tornaram devotos de Kṛṣṇa, e foi na casa de seu avô que Gurudeva conheceu seu mestre espiritual, Śrīla Bhakti Pramode Puri Gosvāmī Mahārāja, entre tantos outros vaiṣṇavas elevados.
Quem ler este livro vai se beneficiar muito dessas realizações de Gurudeva, porque ele está revelando o coração do vaiṣṇava para nós. Todas estas histórias são reais, mesmo nos surpreendendo muito, quando por exemplo vemos os passatempos de Śrīla Vaikhānasa Mahārāja, que antes era um brāhmaṇa tântrico, ou a absorção ininterrupta de Śrīla Kṛṣṇadāsa Bābājī Mahārāja no canto do mahā-mantra Hare-Kṛṣṇa, entre tantos outros relatos incríveis que encontramos em ‘A Missão’. Gurudeva também narra aqui fatos inéditos da vida de Śrīla Bhakti Pramode Puri Mahārāja, e certamente quem ler as biografias contidas neste livro vai se inspirar a seguir os passos dos vaiṣṇavas, limpando seu coração gradualmente de todos os desejos materiais à medida que um gosto superior lhe é apresentado: o apego por Deus e Seus devotos.
Goura Premanande!
Swami B.V. Puri
Vrinda Bhumi, Brasil, Julho de 2023
Comentários
Postar um comentário